Buscar
  • Destrava Línguas

Será que o meu filho tem dificuldades de aprendizagem?

Estou na escola… será que o meu cérebro aguenta?


Já estou nesta escola há dois anos, mas ainda não me sinto confortável… todos os anos me pedem para ser mais rápido, para decorar mais coisas e para ser mais responsável. Responsabilidade… que palavra complicada e que ainda não percebi bem o que representa.


Quando era mais pequeno, podia pintar, brincar e construir legos… agora, depois de ter que ler um texto, que acho que tem demasiadas letras, ainda tenho que responder a perguntas sem dar erros e com letra bonita.

Agora só oiço:

- “Já estás no 3º ano”,

- “Não te podes esquecer dos T.P.C”,

- “Olha que vais ter teste e ainda não estudaste o suficiente”,

- “Tens que ser responsável pelo teu material”,

- “Cuidado que as tuas notas desceram um bocadinho”,

-“Tu consegues fazer melhor”.


Eu porto-me bem e até tento estar atento nas aulas, mas, às vezes, dou por mim a não conseguir acompanhar todas as tarefas, recados e matéria nova. Os adultos acham que é fácil ler um texto e perceber qual é a informação importante, acham que é fácil ter ideias para uma composição, organizá-las e pô-las num texto bonito e sem erros…


Para mim isso ainda não é assim tão simples e gostava que me ajudassem a arrumar a minha cabeça para conseguir ser bom aluno e ainda ter tempo para ser criança!


No outro dia estava a falar com um colega meu que me disse que todas as semanas ia ter com uma psicóloga que o ajudava com as coisas da escola e com quem jogava jogos para tornar o cérebro mais forte! Sempre achei que os psicólogos eram para pessoas que estavam tristes, mas pelos vistos há uns que também nos ajudam a ser melhores alunos...


O psicólogo educacional pode ter um papel decisivo na relação que uma criança lida com as escolas e os desafios que lhe são apresentados diariamente.


As dificuldades de aprendizagem podem não ser um presságio para o insucesso escolar. Na maioria dos casos, as crianças que apresentam as famosas “dis” (dislexia, disgrafia ou discalculia) ou mesmo questões relacionadas com a hiperatividade e défice de atenção, têm ótimas capacidades cognitivas mas precisam de ser ajudadas a encontrar estratégias para conseguir colmatar as dificuldades nas áreas da leitura, escrita e matemática.


A vida académica é um desafio constante para os pais e para as crianças mas, com a ajuda certa, todos podem experienciá-la de forma positiva.


Tem dúvidas ou questões que gostasse de ver esclarecidas?

Não hesite em contactar-nos.

62 visualizações

CONTACTOS

Tel: (+351) 918 483 143

E-mail: destravalinguas.saude@gmail.com

HORÁRIOS 

Segunda a Sexta: 09:00 – 20:00

​Sábado: 09:00 - 18:00

Lisboa | Campo Grande

Oeiras | Queluz de Baixo

 REDES SOCIAIS

  • Facebook

DestravaLinguas.saude/

  • Instagram

destrava_linguas

© 2019 por Destrava Línguas, Lda